Obama chega ao México para cúpula trilateral da América do Norte

TOLUCA, México, 20 Fev 2014 (AFP) - O presidente, Barack Obama, aterrissou nesta quarta-feira na cidade mexicana de Toluca (centro) para participar de uma cúpula com os líderes do México e do Canadá focada em aprofundar uma integração comercial em meio a atritos entre os sócios.

Entre fortes medidas de segurança, Obama e, posteriormente, o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, foram recebidos pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, no palácio de governo de Toluca, situada a 70 km da capital federal.

Antes de uma primeira e breve reunião bilateral com Peña Nieto, o presidente dos Estados Unidos cumprimentou seu par mexicano pelas reformas de grande envergadura aprovadas em 2013, entre as quais destaca a que abre o setor energético à iniciativa privada, afirmando que elas tornam o país "mais competitivo".

Obama também disse que essa cúpula trilateral é uma oportunidade para consagrar a América do Norte como a "região mais competitiva do mundo". O presidente ainda pediu aos três países que tornem as "fronteiras mais eficientes para avançar em uma sociedade transpacífica" que abra novos mercados para a região do Pacífico asiático.

Mais de cinco mil policiais e militares reforçam a segurança da capital do estado do México, o mais povoado do país e onde Peña Nieto desenvolveu sua carreira política até chegar à presidência em 2012.

Antes da chamada cúpula dos "Três Amigos", cerca de 800 militantes do Partido da Revolução Democrática (PRD), o maior da esquerda mexicana, protestaram em Toluca contra a recém-aprovada reforma energética. A reforma abre a indústria de petróleo para o setor privado e é acusada pela oposição de servir aos interesses das grandes petroleiras multinacionais.

"Parem a venda do México!", ou "Traição à pátria!", podia ser lido em alguns cartazes no protesto.

Os desafios do crime organizado, em especial a violência no México, roubaram a atenção de cúpulas anteriores da América do Norte. Desta vez, Peña Nieto apresenta em Toluca um pacote de reformas elogiadas por Washington e aspira a reforçar a integração econômica da região, aprofundando o Acordo de Livre Comércio para a América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) que este ano completa duas décadas de vigência.

Os Estados Unidos são o destino de cerca de 80% das exportações do México, e seu comércio bilateral se elevou de 88,2 bilhões de dólares de 1993 para 508 bilhões de dólares em 2013. Já o México é o terceiro sócio comercial dos Estados Unidos e também do Canadá (20,3 bilhões de dólares no comércio bilateral em 2013).

"Esta é minha quinta visita ao México, e acredito que isso enfatiza a incrível importância da nossa relação", destacou Obama.

Espera-se que as conversas trilaterais se concentrem em como reforçar um bloco comercial que representa um terço do Produto Interno Bruto do mundo, com a possibilidade de chegar a um acordo comercial com os países asiáticos, conhecido como o Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês).

Atritos entre os "Três Amigos" Apesar de seus laços comerciais, os sócios deste tratado sustentam várias controvérsias que podem surgir nas conversas e na coletiva de imprensa conjunta, prevista para as 19h15 locais (23h15 de Brasília).

Em uma reunião prévia realizada na terça-feira na Cidade do México, Peña Nieto voltou a pedir a Harper que elimine a obrigação imposta em 2009 aos mexicanos de obter um visto para visitar o Canadá, o que aborrece o país latino-americano.

O governo canadense pede aos Estados Unidos, por sua vez, que tome finalmente uma decisão sobre o oleoduto Keystone XL, um projeto controverso que levaria petróleo do Canadá ao Texas (centro-sul dos EUA) e que provocou objeções de ambientalistas.

A reunião entre os três líderes norte-americanos também deverá servir para que Obama, que volta a Washington na noite desta quarta, defenda seu projeto de reforma migratória. Chave para a economia norte-americana, que emprega milhares de trabalhadores mexicanos, o projeto já obteve sinal verde do Senado, mas se encontra estagnado e sem maiores esperanças na Câmara de Representantes.

Após um almoço de trabalho dos três líderes, estava previsto um encontro bilateral entre Obama e Harper, embora a agenda tenha sofrido alguns atrasos.

Obama também vai liderar uma reunião com empresários e representantes da sociedade civil e do setor educacional para, às 17h30 (20h30 de Brasília), iniciar a reunião trilateral com Peña Nieto e Harper. Obama voará para Washington após falar com a imprensa.

A última Cúpula de Líderes da América do Norte foi realizada em abril de 2012, em Washington.

jg-csc/ja/mv/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos