Crise na Venezuela: estudantes voltam às ruas no leste de Caracas

CARACAS, 04 Mar 2014 (AFP) - Milhares de estudantes e opositores tomaram as ruas, nesta terça-feira, no leste de Caracas, caminhando até o bairro popular de Petare, para protestar contra a insegurança e a deterioração econômica no país, há um mês mergulhado em manifestações que já deixaram 18 mortos.

Vestidos de branco, os jovens carregavam cartazes com dizeres contra o governo de Nicolás Maduro e gritavam palavras de ordem. A multidão saiu do Parque Miranda e seguiu para Petare, uma das maiores comunidades da América Latina.

Ambos os pontos pertencem ao município de Sucre (leste de Caracas), governado pela oposição, mas com várias zonas de maioria chavista.

Caracas e várias cidades venezuelanas têm sido palco de protestos quase que diariamente. As manifestações foram iniciadas por universitários no estado de Táchira (oeste, na fronteira com a Colômbia) contra a grave insegurança, após a tentativa de estupro de uma estudante.

A deputada da oposição María Corina Machado também marchava com um grupo de manifestantes no leste de Caracas, entre eles a mulher de Leopoldo López, Lilian Tintori. Líder do partido Vontade Popular, López está preso após ter sido acusado de instigar a violência nos protestos.

lth-jm/val/jb/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos