Ucrânia acusa Rússia de ter "projetos brutais" para desestabilizar o país

KIEV, 15 Abr 2014 (AFP) - O presidente interino ucraniano acusou nesta terça-feira a Rússia de ter "projetos brutais" para desestabilizar o sul e o leste da Ucrânia, além da região de Donetsk, cenário de uma insurreição pró-Moscou.

"Os projetos da Rússia foram e continuam sendo brutais. Querem inflamar não apenas a região de Donetsk, ma todo o leste e o sul da Ucrânia, da região de Kharkiv até Odessa", declarou o presidente interino Olexander Turchynov.

Os insurgentes armados pró-Rússia passaram novamente à ofensiva na segunda-feira no leste da Ucrânia, quando pediram ajuda ao presidente russo Vladimir Putin frente ao governo pró-Ocidente de Kiev.

"Donetsk enfrenta um perigo colossal. Além das 'spetsnaz' (unidades de elite) russas e dos terroristas, há centenas de milhares de ucranianos enganados pela propaganda russa e centenas de milhares de ucranianos inocentes", disse Turchynov.

O presidente anunciou o início, na manhã desta terça-feira, de uma operação "antiterrorista ao norte da região de Donetsk, que acontecerá de forma forma gradual, responsável e refletida".

"O objetivo desta operação é proteger os cidadãos da Ucrânia, deter o terror, parar a criminalidade e as tentativas de despedaçar o país", concluiu.

A cidade de Slaviansk, onde grupos armados assumiram o controle no sábado de edifícios da polícia, das forças de segurança e da prefeitura, fica na região de Donetsk.

O governo ucraniano anunciou no domingo uma "operação antiterrorista de grande envergadura".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos