Líderes de países do Sudeste asiático se reúnem em Mianmar

NAYPYIDAW, Mianmar, 11 Mai 2014 (AFP) - Os líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) se reuniram neste domingo em Mianmar, em um contexto de tensão entre a China e seus vizinhos por disputas marítimas.

Os chefes de Estado ou de governo dos 10 países membros da ASEAN já haviam se reunido no sábado, na abertura desta cúpula de dois dias na capital birmanesa.

A reunião ocorre em um contexto de aumento da tensão entre Pequim e dois membros da ASEAN, Vietnã e Filipinas, devido ao Mar da China.

Na quarta-feira, Hanoi denunciou que barcos chineses atacaram embarcações de patrulha vietnamitas perto de uma controversa plataforma petroleira em uma zona disputada.

No mesmo dia, a polícia filipina anunciou que havia capturado um barco pesqueiro chinês em outra área marítima.

Este mar é cruzado por vias mercantis de importância estratégia e acredita-se que possua grandes reservas de hidrocarbonetos.

A China, que reivindica a soberania em quase todas as águas que são alvo de um contencioso, afirmou que estava em seu direito em ambos os casos.

Segundo o texto de um discurso que o primeiro-ministro vietnamita Nguyen Tan Dung havia planejado pronunciar na cúpula, a China cometeu uma "ação muito perigosa que ameaça diretamente a paz, a estabilidade e a segurança marítima".

No sábado, o ministro das Relações Exteriores de Cingapura, K. Shanmugam, havia afirmado que a ASEAN deve apresentar uma frente unida, embora não assuma uma posição nos litígios.

"A neutralidade não significa permanecer silenciosos. Não podemos ficar calados", declarou o chanceler aos jornalistas, acrescentando que a credibilidade do bloco havia sofrido nos últimos anos devido a estes problemas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos