Rebeldes atacam Aeroporto de Cabul

CABUL, 17 Jul 2014 (AFP) - Explosões e um forte tiroteio sacudiram na manhã desta quinta-feira o Aeroporto de Cabul, alvo de um ataque de rebeldes talibãs afegãos, constatou um fotógrafo da AFP no local.

Segundo o ministério do Interior, um grupo rebelde tomou posição em um prédio em construção por volta das 04H30 local (21H00 Brasília de quarta) e abriu fogo com armas automáticas e lança-foguetes RPG contra o aeroporto.

Helicópteros da ISAF (força internacional) e do Exército afegão sobrevoavam a zona do aeroporto, sobre o qual subiam colunas de fumaça.

Segundo o ministério do Interior, o ataque ao aeroporto não deixou mortos.

"Os agressores ocuparam um prédio em construção em Qasaba, ao norte do Aeroporto de Cabul, onde foram cercados pelas forças de segurança. Em breve a situação estará sob controle", disse à AFP o general Ayub Salangi, ministro do Interior encarregado da segurança.

Segundo um responsável afegão que pediu para não ser identificado, voos foram cancelados provisoriamente e o Aeroporto Internacional está fechado.

Em um comunicado enviado à AFP, o porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid informou que "um certo número dos nossos combatentes, com armas pesadas e leves, lançaram um ataque contra o Aeroporto Internacional de Cabul, e segundo as primeiras informações o inimigo está sofrendo com a ofensiva e os intensos combates prosseguem".

A ação contra o Aeroporto de Cabul, situado no norte da capital, ocorre dois dias após um atentado suicida contra um mercado que deixou mais de 40 mortos em uma localidade do leste do país.

Um carro-bomba foi detonado perto de uma mesquita e de um mercado do distrito de Urgun, na província de Paktika.

O gabinete da presidência anunciou o total de 41 mortos, incluindo seis crianças e o imã da mesquita local, e mais de 60 feridos no atentado suicida, um dos mais violentos dos últimos anos no Afeganistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos