Atentados deixam ao menos 25 mortos na Nigéria

KANO, Nigéria, 23 Jul 2014 (AFP) - Ao menos 25 pessoas morreram nesta quarta-feira na cidade de Kaduna, norte da Nigéria, em um atentado suicida provavelmente dirigido contra um clérigo que criticou o grupo armado islamita Boko Haram, informou a polícia.

Uma segunda explosão foi registrada perto de um mercado também em Kaduna, a poucos quilômetros de distância do primeiro atentado. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas deste segundo ataque.

A primeira explosão aconteceu às 12h30 local (8h30 no horário de Brasília), quando o xeque Dahiru Bauchi cumprimentava de dentro de seu veículos os fiéis reunidos para celebrar o fim de uma cerimônia corânica no bairro de Kawo.

"Registramos uma explosão que constitui aparentemente um atentados suicida contra o comboio do xeque Dahiru Bauchi", que saiu ileso, afirmou o chefe da polícia de Kaduna, Umar Shehu. "Por ora, confirmou a morte de 25 pessoas", acrescentou.

Bauchi, assim como a maioria dos líderes muçulmanos, condenou publicamente a violenta insurreição do Boko Haram, que deixou mais de 10.000 mortos no país em cinco anos.

Kaduna, que foi no passado a capital política do norte da Nigéria, foi alvo em 2012 de uma série de atentados suicidas contra igrejas cristãs, o que desencadeou violentos confrontos interétnicos, com centenas de mortos.

Nos últimos doze meses, contudo, a cidade vivia em relativa calma.

abu-bs/ric/js/jo/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos