Manifestantes e opositores se enfrentam em Hong Kong; polícia intervém

Em Hong Kong

Ativistas pró-democracia enfrentaram nesta sexta-feira (3) grupos opositores em duas áreas comerciais movimentadas de Hong Kong, o que provocou a intervenção da polícia.

Os confrontos aconteceram em Causeway Bay e Mong Kok, depois que vários grupos tentaram derrubar as barricadas em uma aparente reação contra as manifestações, que paralisaram diversos setores da cidade.

As principais avenidas da cidade permaneciam bloqueadas nesta sexta-feira e vários bairros da ex-colônia britânica estavam paralisados após cinco dias de protestos.


Alguns manifestantes também enfrentaram a polícia diante da sede do governo local, onde se reuniram para exigir a renúncia do chefe do Executivo, Leung Chun-ying, que acusam de ser uma marionete de Pequim.

Pequim afirmou nesta sexta-feira que as autoridades não farão qualquer concessão aos militantes pró-democracia de Hong Kong, acrescentando que a causa dos manifestantes está "condenada ao fracasso".

As exigências de sufrágio universal "não são legais nem razoáveis", advertiu o Diário do Povo, órgão do Partido Comunista, em um editorial de tom alarmista.

O movimento foi deflagrado após a decisão de Pequim, anunciada em agosto, de aplicar o sufrágio universal na eleição do chefe do Executivo de Hong Kong em 2017, mas com um controle sobre as candidaturas.

Os manifestantes denunciam interferências de Pequim, exigem o sufrágio universal sem condições e não aceitam que nas eleições de 2017 as autoridades chinesas mantenham o controle sobre os candidatos ao cargo de chefe de Governo local.

"Fazer respeitar a decisão" do comitê permanente da Assembleia Nacional Popular (Parlamento) é "uma decisão necessária e a única possível", destaca o órgão oficial do PC. As manifestações "contrariam os princípios legais e estão condenadas ao fracasso".

Os ativistas pró-democracia exigem a renúncia do chefe do Executivo, Leung Chun-ying.

Caso a exigência não seja atendida, eles ameaçam intensificar o movimento.

O governo de Hong Kong pediu, por sua vez, que os manifestantes se dispersem pacificamente o mais rápido possível, uma vez que os protestos "tiveram um impacto sério na cidade".

Este pedido, que tem o tom de uma advertência, e a movimentação policial, principalmente com a chegada de muitas caixas de balas de borracha, intensificaram a tensão.

O governo do Japão afirmou nesta sexta-feira que deseja a manutenção de um sistema "livre e aberto" em Hong Kong, uma declaração que não deve ser bem recebida por Pequim.

"O Japão espera com força a manutenção do sistema livre e aberto de Hong Kong, pelo princípio 'um país, dois sistemas', que permitiria ao Japão preservar a estreita relação com Hong Kong", declarou o secretário-geral do governo, Yoshihide Suga.

Ele destacou sobretudo as importantes relações econômicas com Hong Kong, "cujo futuro tem grande interesse" para Tóquio.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos