Cuba reforça controles de material nuclear em portos e aeroportos

HAVANA, 16 Out 2014 (AFP) - Com o apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Cuba deu início à instalação de sofisticados sistemas de detecção de material nuclear e radioativo em seus portos e aeroportos, anunciou a Alfândega nesta quinta-feira.

"Dentro das medidas de enfrentamento ao terrorismo em todas as suas manifestações, a Alfândega cubana iniciou a instalação dos chamados 'Pórticos Detectores de Radioatividade' nos terminais aéreos e marítimos abertos ao tráfego internacional", disse essa instituição, segundo o site Cubadebate.

Esses equipamentos foram "fabricados na Rússia" e doados à ilha pela AIEA, um organismo da ONU, "com a finalidade de elevar a eficácia e a eficiência das medidas de controle na luta contra o terrorismo", acrescentou a Alfândega.

O órgão ressaltou ainda que "os terminais dois e três do Aeroporto Internacional da Havana (para voos internacionais) e o Terminal de Contêineres de Mariel serão as primeiras instalações da ilha a contar com esses sistemas, que permitem detectar a presença de material nuclear, ou radioativo".

Mariel, 50 km a oeste da capital, está absorvendo desde janeiro o tráfego marítimo do porto de Havana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos