Eurofóbico UKIP conquista segundo assento no Parlamento britânico

ROCHESTER, Estados Unidos, 21 Nov 2014 (AFP) - O partido britânico eurofóbico UKIP obteve nesta sexta-feira seu segundo assento na Câmara dos Comuns, uma vitória estimulante diante do partido conservador a apenas alguns meses das eleições gerais, previstas para maio de 2015.

Mark Reckless, que em setembro abandonou o partido do primeiro-ministro David Cameron, superou o candidato conservador por pouco mais de 3.000 votos de diferença, no âmbito das legislativas parciais em Rochester and Strood (sul).

Com 42% dos votos, Reckless foi reeleito deputado por esta circunscrição, mas nesta ocasião com outro partido, o UKIP.

A intensa campanha dos "Tories" para manter o assento de Rochester and Strood não conseguiu conter seu avanço, já que o candidato conservador obteve apenas 35% dos votos.

Após o anúncio dos resultados, Reckless convocou os eleitores a fazer do UKIP o partido chave nas eleições gerais.

"Qualquer que seja a circunscrição em que você vive, qualquer que seja o partido que você apoia, reflita sobre o que representaria ter em Westminster um grupo de deputados do UKIP suficientemente grande para manter o equilíbrio de poder", disse.

Trata-se do segundo assento obtido pelo UKIP, após o triunfo de Douglas Carswell, outro desertor do partido conservador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos