Paris sediará reunião internacional sobre financiamento do EI

Em Santiago

  • AP/Santiago Llanquin

    O ex-ditador chileno Augusto Pinochet

    O ex-ditador chileno Augusto Pinochet

Paris, 10 dez 2015 (AFP) - O Grupo de Ação Financeira (GAFI), organismo intergovernamental que reúne mais de 30 países, anunciou nesta quinta-feira que uma reunião extraordinária dedicada à luta contra o financiamento da organização extremista Estado Islâmico (EI) acontecerá em Paris de sábado a segunda-feira.

O GAFI -que o G20 encarregou em novembro em Antalya (Turquia) de apresentar um relatório em relação a fevereiro- organiza "uma reunião extraordinária" para "discutir sobre as ações tomadas pelas jurisdições para combater o financiamento do Estado Islâmico", afirmou a organização em sua página na internet nesta quinta-feira.

Entre os objetivos da reunião também está a busca de meios de pressão aos países que ainda não tomaram quaisquer medidas contra o EI, que reivindicou os atentados de janeiro e novembro em Paris e o perpetrado contra um avião russo no Sinai egípcio em outubro.

O GAFI foi criado em 1989 e sua secretaria fica na sede da OCDE em Paris. É integrado por 34 países e territórios e por duas organizações regionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos