Legisladores americanos anunciam bloco de apoio a relações com Cuba

Em Peshawar

  • B.K. Bangash/AP

Washington, 16 dez 2015 (AFP) - Legisladores oficialistas e da oposição americana anunciaram nesta quarta-feira a criação de um grupo especial na câmara baixa do Congresso em apoio a uma abordagem "mais pragmática" para uma melhora nas relações com Cuba.

Em uma carta enviada ao presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Paul Ryan, e à chefe do bloco democrata, Nancy Pelosi, doze legisladores de ambos os partidos advertiram que pretendem promover uma política bilateral "que reflita os interesses dos Estados Unidos".

O Grupo de Trabalho sobre Cuba, que deve ser formalizado na quinta-feira, espera "apresentar propostas de políticas que defendam nossos interesses nacionais em uma época em que as relações EUA-Cuba estão se modificando rapidamente", disseram os legisladores.

Quinta-feira completa um ano do anúncio histórico sobre o início da reaproximação entre Washington e Havana, depois de meio século de ruptura, desconfiança e confronto.

No ano passado, os legisladores observaram em sua carta que os Estados Unidos "iniciaram o processo de remoção das pesadas regulamentações sobre o comércio e as viagens" para Cuba, mas observaram a necessidade de "uma ação do Congresso para levantar as restrições".

Para os legisladores, as atuais restrições às viagens a Cuba "negam aos americanos seu direito de viajar livremente". Além disso, as barreiras comerciais restantes deixam as empresas locais em desvantagem competitiva, o que "custa à nossa economia cerca de 2 bilhões de dólares por ano em exportações".

O grupo "quer aumentar o nível de compreensão no Congresso americano sobre a necessidade de construir um novo quadro político para as relações com Cuba".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos