Imagens de mísseis provocam cancelamento de show de banda norte-coreana na China

Seul, 18 dez 2015 (AFP) - Divergências sobre a projeção de imagens de mísseis norte-coreanos provocaram o cancelamento na semana passada do show em Pequim do grupo de pop mais famoso da Coreia do Norte, informou nesta sexta-feira um jornal norte-coreano.

O Moranbong, grupo composto integralmente por mulheres e formado por iniciativa do líder norte-coreano Kim Jong-Un, deveria se apresentar no último sábado em Pequim em seu primeiro show internacional para esta banda que alterou o cenário musical norte-coreano.

Embora em um primeiro momento não tenham sido apresentadas explicações sobre este cancelamento de última hora, o jornal sul-coreano Chosun Ilbo afirma nesta sexta-feira, citando um responsável governamental sul-coreano, que o grupo preferiu retornar à Coreia do Norte em vez de ceder às pressões das autoridades chinesas.

Durante os ensaios, as autoridades chinesas se ofenderam com a intenção do grupo de projetar no palco imagens do lançamento de mísseis de longo alcance.

As autoridades, segundo o jornal, pediram ao Moranbong que desistisse de projetar estas imagens devido à presença prevista do presidente chinês, Xi Jinping, embora as integrantes tenham se negado a fazê-lo.

Diante da negativa, Pequim advertiu Moranbong que o presidente e os demais dirigentes chineses não assistiriam ao espetáculo, e Pyongyang decidiu cancelar o show, segundo o responsável citado pela Chosun Ilbo.

A China tenta atualmente reativar as negociações sobre o programa nuclear norte-coreano. Estas discussões a seis fracassaram em 2009 pelo lançamento de um míssil e um teste nuclear da Coreia do Norte.

Pequim é historicamente o único aliado regional de Pyongyang, seu único sócio no terreno comercial e humanitário. No entanto, as relações entre ambos ficaram tensas nos últimos anos devido à manutenção do programa nuclear norte-coreano.

Moranbong, muito popular na Coreia do Norte desde seu primeiro show, em 2012, alterou a cena musical local com suas interpretações de canções patrióticas e sucessos ocidentais como "My Way" ou a trilha sonora de "Rocky".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos