Hungria considera 'estupidez' solidariedade da UE com refugiados

Em Sydney (Austrália)

  • Dan Peled/EFE

    Memorial em tributo às oito crianças assassinadas na última sexta-feira (19) é visto próximo à casa onde aconteceu o crime, em Cairns

    Memorial em tributo às oito crianças assassinadas na última sexta-feira (19) é visto próximo à casa onde aconteceu o crime, em Cairns

Budapeste, 21 dez 2015 (AFP) - A Hungria, ameaçada com sanções por parte da Áustria por sua negativa em acolher refugiados no âmbito do programa europeu, considera que Viena confunde "solidariedade e estupidez" nesta questão, declarou no domingo o ministro de Relações Exteriores, Péter Szijjártó.

"O chanceler austríaco (Werner Faymann) não vê a diferença entre solidariedade e estupidez", estimou o ministro húngaro em uma declaração à agência de notícias estatal MTI.

Para Szijjártó, "a solidariedade consiste em ajudar as pessoas que correm risco a viver perto de seus lares e a voltar a sua pátria ao término do conflito".

"A estupidez é deixar centenas de milhares de pessoas, inclusive milhões, virem à Europa sem controle, principalmente quando todos sabem atualmente - tanto europeus quanto migrantes - que não obterão o que esperam", acrescentou.

O chanceler austríaco, Werner Faymann, estimou que os países contrários ao princípio de quotas de refugiados aprovado pela União Europeia, e que recebem mais dinheiro europeu do que fornecem, podem ver alterado o componente financeiro se continuarem se negando a acolher refugiados em seu solo.

O chefe do governo austríaco reiterou no domingo esta advertência, na televisão pública da Áustria, ao demonstrar seu mal-estar sobre "a solidariedade em apenas uma direção" entre os países opostos e a UE.

O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, também ameaçou no sábado estes países com sanções jurídicas, especialmente a Hungria e a Eslováquia, que levaram ante a justiça europeia as quotas de divisão de refugiados.

No âmbito de uma realocação de 160.000 refugiados em diferentes países da UE, Eslováquia e Hungria devem receber quase 2.300 pessoas. Mas o plano europeu tem dificuldades para ser colocado em andamento e as realocações de refugiados avançam lentamente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos