Independentistas formam governo na Catalunha

Em Paris

  • Valery Rache/AFP

    Cerca de 23 mil pessoas fazem passeata em Nice em memória das vítimas dos atentados

    Cerca de 23 mil pessoas fazem passeata em Nice em memória das vítimas dos atentados

Barcelona, 10 Jan 2016 (AFP) - Os independentistas da Catalunha escolhem neste domingo o presidente do governo que deve liderar o plano de secessão da região do nordeste da Espanha, enquanto o país se encontra sem governo e politicamente fragmentado após as eleições legislativas de dezembro.

Em uma mudança surpreendente dos acontecimentos, o presidente regional Artur Mas renunciou no sábado a sua reeleição para facilitar uma grande coalizão de conservadores, progressistas e anticapitalistas que, com maioria absoluta no parlamento regional, deseja proclamar em 18 meses a independência da Catalunha.

Na tarde de domingo, o Parlamento escolherá como sucessor de Mas o político Carles Puigdemont, atual prefeito de Girona, reduto nacionalista que fica 100 km ao norte da cidade, e deve dar início a uma legislatura destinada a criar um severo conflito com Madri.

Enquanto os independentistas concentram forças, a quarta maior economia da Eurozona se encontra sem governo e com um cenário político muito fragmentado após as eleições de 20 de dezembro, vencidas pelo presidente de governo conservador Mariano Rajoy, mas longe da maioria absoluta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos