EUA: 'mundo está olhando' para o México por 'El Chapo'

Washington, 11 Jan 2016 (AFP) - As autoridades mexicanas entendem que a comunidade internacional está atenta ao que acontecerá com o narcotraficante Joaquín 'Chapo' Guzmán, disse nesta segunda-feira o porta-voz do departamento de Estado, John Kirby, destacando a necessidade de que o criminoso permaneça detido.

"Podemos assumir que (as autoridades mexicanas) entendem que o mundo está olhando como avança este caso, e que este indivíduo precisa permanecer atrás das grades", declarou Kirby, em referências às duas fugas precedentes de Guzmán.

Diante disto, o México "sabe o que deve fazer para garantir que este senhor permaneça detido. Nós queremos vê-lo atrás das grades. Nossa esperança e nossa expectativa é que Guzmán permaneça na prisão".

Kirby acrescentou que os Estados Unidos já deixaram claro suas "preocupações sobre os riscos que este homem representa".

A espetacular fuga de Guzmán no ano passado, de uma prisão mexicana de segurança máxima, provocou uma clara tensão entre México e Estados Unidos.

Com a recaptura de 'El Chapo', os dois países iniciaram um procedimento para sua extradição aos Estados Unidos, mas nesta segunda-feira o diretor de Assuntos Internacionais da Procuradoria Geral mexicana, José Manuel Merino, revelou que o processo exigirá ao menos um ano.

Nos Estados Unidos, 'El Chapo' Guzmán é alvo de processos judiciais em tribunais da Califórnia, Chicago, Nova York e Texas por homicídio, tráfico de drogas, sequestro e lavagem de dinheiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos