Quatro soldados malineses são mortos em dois ataques

Bamako, 28 Jan 2016 (AFP) - Pelo menos quatro militares malineses foram mortos em dois ataques no país nesta quinta-feira, em Tombuctu (noroeste) e perto de Gao (norte) - informaram fontes militares à AFP.

"Um militar malinês foi morto a tiros em uma emboscada nesta quinta-feira de manhã, na periferia da cidade de Tombuctu", relatou um oficial do Exército do Mali que está na cidade.

"O militar morto estava dirigindo um veículo que ia alimentar as tropas. O atirador que fez a emboscada fugiu depois", acrescentou a mesma fonte.

Pelo menos três militares morreram na explosão de um artefato na passagem de seu veículo perto de Gao, segundo as mesmas fontes.

"Lamentamos a morte de três dos nossos homens", disse à AFP o porta-voz do Exército, o coronel Souleymane Maiga, relacionando o ataque a indivíduos que são "contra o processo de paz".

Uma fonte de segurança malinesa relatou à AFP que outros dois militares, membros da escolta, encontram-se "em estado crítico".

Vários grupos armados estão presentes no norte do país. Entre março e abril de 2012, essa região do Mali caiu nas mãos de grupos extremistas ligados à rede Al-Qaeda.

sd-ac/sst/cs/fra/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos