Países 'voluntários' se reúnem na quinta antes de cúpula sobre refugiados

Bruxelas, 16 Fev 2016 (AFP) - Um grupo de onze países chamados "voluntários" da União Europeia vão se reunir na quinta-feira em Bruxelas, antes da abertura de uma cúpula europeia para discutir o projeto de Angela Merkel de distribuir mais refugiados na Europa.

A chanceler alemã e o seu colega austríaco Werner Faymann devem receber na quinta-feira à tarde os líderes de nove países europeus, incluindo o presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, e o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, nas instalações da representação da Áustria na UE em Bruxelas.

O "reassentamento" de refugiados atualmente na Turquia em países da Europa como parte de um programa da ONU será o foco da reunião, segundo um porta-voz da Comissão Europeia.

Os líderes também vão discutir o programa de distribuição intra-europeu de 160.000 requerentes de asilo atualmente na Itália e na Grécia, que acaba de ser implementado, e as negociações para o retorno de migrantes econômicos na Turquia, indicou o ministro grego dos Assuntos Europeus, Nikos Xydakis.

Confrontada à impossibilidade de alcançar um consenso europeu sobre um mecanismo sustentável de distribuição de refugiados, Merkel busca há semanas reunir um grupo de países para a sua causa, que a imprensa apelidou de "a coalizão de voluntários".

A chanceler está sob intensa pressão política em seu país em razão do fluxo recorde registrado no ano passado de mais de um milhão de imigrantes na Alemanha.

"Há um grupo de países" da União Europeia "que poderia estar pronto numa base voluntária a aceitar um contingente adicional de refugiados", explicou Merkel na semana passada.

Para isso, no entanto, seria necessário "em troca" que a Turquia faça um esforço para "limitar ou impedir em grande parte a migração ilegal", disse ela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos