Ex-companheira de Evo Morales é detida e investigada por tráfico de influência

La Paz, 26 Fev 2016 (AFP) - Gabriela Zapata, ex-companheira do presidente Evo Morales e investigada no Congresso por um caso de tráfico de influências, foi detida nesta sexta-feira, informou o ministério do Interior.

"A cidadã Gabriela Zapata Montaño foi detida esta manhã e se encontra nas dependências da FELCC (Força de Luta contra o Crime)", confirmou o ministério à AFP depois de anunciar no Twitter.

Zapata é gerente comercial da empresa chinesa CAMC, favorecida com milionários contratos com o Estado.

A prisão acontece semanas depois que o jornalista boliviano Carlos Carlos Valverde revelou que Zapata, de 28 anos, foi companheira de de Morales há dez anos e agora é gerente comercial na firma asiática.

A oposição lançou acusações de tráfico de influências, enquanto o presidente de esquerda, que reconheceu a relação da qual nasceu um filho que depois veio a falecer, negou tê-la favorecido com contratos.

Tanto a relação como nascimento do menino eram fatos desconhecidos dos bolivianos.

O próprio Morales se queixou nos últimos dias que este incidente foi utilizado pela oposição para manchar sua imagem durante a campanha para o referendo de domingo, em que os bolivianos rejeitaram uma reforma constitucional que teria permitido a ele disputar um quarto mandato (2020-2025).

Recentemente, o governo executou uma garantia dede 22,8 milhões de dólares em prejuízo da CAMC, por descumprimento do contrato na construção de uma ferrovia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos