Forças americanas capturam importante integrante do EI no Iraque

Washington, 2 Mar 2016 (AFP) - As forças especiais americanas capturaram um importante membro do grupo Estado Islâmico no Iraque, o que permitirá a detenção de outros alvos jihadistas, declarou nesta quarta-feira um funcionário da Defesa à AFP.

O funcionário, que preferiu não se identificar, confirmou uma informação publicada pelo jornal New York Times dizendo que um membro "significativo" do EI foi capturado.

Citando funcionários, o jornal indicou que o detido foi interrogado no centro de detenção de Erbil, no norte do Iraque, e que acabaria por ser entregue às autoridades iraquianas ou curdas.

Times afirmou que suas fontes se recusaram a identificar o detido ou dizer o quanto tem cooperado, mas o funcionário da Defesa garantiu à AFP que o prisioneiro fornece informação útil que poderia levar a outros membros do EI.

"Eles estão obtendo coisas boas dele", disse a fonte.

A captura foi realizada por uma unidade de elite, chamada pelo Pentágono de força de expedição especializada em alvos ou FER, que foi implantada no Iraque nas últimas semanas.

"Os FER iniciaram suas operações no Iraque. Mas não falaremos sobre os detalhes dessas missões enquanto houver um risco de comprometer a segurança da operação", indicou um porta-voz do Pentágono, o capitão Jeff Davis, lembrando que um dos seus objetivos é capturar líderes do EI.

wat-lby/vlk/val/ja/mr/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos