Secretário de Defesa dos EUA se opõe a tecnologia de "portas dos fundos"

Washington, 3 Mar 2016 (AFP) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, disse que se opõe ao estabelecimento de tecnologias de "portas dos fundos" que permitam o acesso do governo aos dados criptografados de telefones pessoais e outros dispositivos.

Os pontos de vista de chefe do Pentágono chegam em meio a uma batalha legal entre a Apple e o FBI, que está tentando forçar a gigante de tecnologia a ajudar a desbloquear um iPhone usado por um dos atiradores dos ataques de San Bernardino em dezembro passado.

"Só para ir direto ao ponto, eu não acredito nas 'portas dos fundos' ou em dar apenas uma abordagem técnica para o que é um problema complexo e complicado", disse Carter em um evento de tecnologia em San Francisco na quarta-feira, de acordo com uma transcrição.

"Não haverá uma resposta única", acrescentou Carter. "Eu não acho que devemos deixar que um caso nos leva a tirar uma conclusão ou uma solução geral".

O FBI disse que não quer habilitar uma porta dos fundos para todos os dispositivos, mas pede ajuda da Apple para obter a senha que bloqueia o iPhone de Syed Farook, que ao lado da esposa, a paquistanesa Tashfeen Malik, mataram a tiros 14 pessoas na cidade californiana de San Bernardino.

A Apple argumenta que o FBI está pedindo para que a empresa pirateie seus próprios dispositivos e crie uma porta dos fundos que atores maliciosos poderiam explorar.

A recusa da Apple em ajudar o FBI provocou intenso debate político sobre os dispositivos criptografados.

O pedido do FBI gerou manifestações de preocupação de muitos atores da indústria de tecnologia, que estimam que ceder a este pedido das autoridades poderia levar a uma série de solicitações semelhantes.

wat-lby/jm/hov/dg/mm

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos