Nova Zelândia vota para decidir sobre nova bandeira nacional

Wellington, 3 Mar 2016 (AFP) - Os neozelandeses começaram a votar nesta quinta-feira para decidir se adotam uma nova bandeira nacional, em um referendo que o governo apresenta como uma ocasião para suprimir a atual com a Union Jack, que simboliza o colonizador britânico.

Depois de um debate nacional de 18 meses, os eleitores deste país do Pacífico Sul de 4,5 milhões de habitantes decidirão se mantêm a bandeira atual, uma "relíquia colonial", segundo o primeiro-ministro, John Key, ou se dotam de um novo modelo com uma samambaia prateada que alguns críticos comparam a uma "feia toalha de praia".

Um total de três milhões de cédulas foram enviadas para esta consulta, que será feita apenas por correio, até 24 de março.

Key destacou que o referendo dá uma grande oportunidade aos eleitores para modernizar um símbolo nacional pela primeira vez desde sua independência do Reino Unido, em 1931.

"Se não votarem agora pela mudança, não poderão fazê-lo antes que nos tornemos uma República. Não acredito que isso aconteça enquanto eu viver", declarou o primeiro-ministro.

Concretamente, a bandeira atual é uma insígnia azul com a Union Jack na parte de cima e à esquerda e as quatro estrelas vermelhas que representam a constelação Cruzeiro do Sul.

A nova proposta retoma a famosa samambaia prateada da equipe de rugby dos All Blacks, com um fundo azul, e conserva as quatro estrelas.

Este modelo criado pelo designer Kyle Lockwood venceu outros quatro desenhos durante uma consulta preliminar em dezembro.

Segundo as pesquisas, a bandeira atual será mantida, com 63% das intenções de voto, contra 26% para a nova versão.

Para a associação de veteranos "Os que voltaram", uma mudança seria uma falta de respeito com as gerações passadas que combateram e morreram sob a bandeira atual.

Para os partidários de uma mudança, como o ex-capitão dos All Blacks Richie McCaw, a nova versão com uma samambaia prateada "seria uma excelente escolha", escreveu o atleta em sua conta no Facebook.

ns/mp/bfi/ev/mda/app/ma

FACEBOOK

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos