Ban Ki-moon visita campo de refugiados saarauis na Argélia

Tinduf, Argelia, 5 Mar 2016 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou neste sábado a um campo de refugiados saarauis na Argélia, onde espera fazer a situação no Saara Ocidental avançar, uma zona disputada entre o governo marroquino e os independentistas da Frente Polisário.

Ban, em viagem no norte e no oeste da África, chegou na sexta-feira a Nuakchot, a capital da Mauritânia, onde se reuniu com o presidente do país, Mohamed Uld Abdel Aziz.

Em sua etapa na Argélia planeja se encontrar com os dirigentes da Frente Polisário perto de Tinduf, uma cidade próxima à fronteira com o Marrocos, e falar com os refugiados do campo de Smara. onde milhares de saarauis vivem.

Também visitará Bir Lahlu, no Saara Ocidental, uma localidade situada atrás do muro de defesa construído pelo Marrocos.

Ali se reunirá com os membros da Missão das Nações Unidas para o Referendo do Saara Ocidental (Minurso), mobilizada em 1991 para supervisionar uma consulta eleitoral que deveria ter sido realizada em 1992, mas que foi adiada desde então.

Em 1975 o Marrocos anexou esta antiga colônia espanhola e se opõe a sua independência, embora ofereça uma maior autonomia para o território.

"Fazer a situação no Saara Ocidental avançar é importante", disse Ban na sexta-feira em Nuakchot. "Espero dar minha contribuição às negociações em curso para resolver esta longa disputa e favorecer as negociações para que os refugiados saarauis possam voltar com dignidade as suas casas no Saara Ocidental", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos