Holanda prende francês suspeito de preparar atentado

Haia, 27 Mar 2016 (AFP) - A polícia holandesa deteve neste domingo um cidadão francês de 32 anos suspeito de preparar um atentado, em uma operação solicitada pela França, anunciou a promotoria holandesa.

"As autoridades francesas solicitaram na sexta-feira a detenção de um francês" suspeito de "preparar um atentado terrorista", disse um funcionário da promotoria.

O suspeito será entregue à França "em breve", acrescentou o funcionário, sem precisar se a detenção está ligada aos atentados de Paris, em novembro passado.

Um funcionário da polícia francesa revelou que o suspeito detido recebeu instruções do grupo Estado Islâmico para cometer um atentado na França junto com Reda Kriket, que foi preso na quinta-feira passada, nos arredores de Paris.

Segundo Wim de Bruin, porta-voz da promotoria holandesa, a entrega do suspeito às autoridades francesas pode demorar "vários dias". O funcionário se recusou a divulgar informações sobre o homem detido, alegando que "trata-se de uma investigação francesa".

A polícia holandesa deteve outros três suspeitos, incluindo dois homens de origem argelina, de 43 e 47 anos, segundo o funcionário.

Várias casas de um bairro de Roterdã, no oeste do país, foram evacuadas "por precaução" durante a operação policial, revelou a fonte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos