Israel recomenda que seus cidadãos abandonem Turquia por risco de atentados

Jerusalém, 28 Mar 2016 (AFP) - Israel recomendou nesta segunda-feira aos seus cidadãos que abandonem a Turquia diante do risco de atentados, depois que três cidadãos israelenses e um iraniano morreram em um ataque suicida em Istambul no dia 19 de março.

"Foi decidido elevar a advertência para os que visitarem a Turquia, de um primeiro nível de ameaça concreta a uma ameaça concreta elevada", anunciou o governo israelense em um comunicado. "Reiteramos nossa recomendação ao público para que evite visitar o país e aos israelenses que se encontrem na Turquia neste momento que o abandonem o quanto antes".

O comunicado apontou que o atentado de 19 de março colocou em evidência a ameaça representada pelos militantes do grupo Estado Islâmico "contra turistas - também israelenses - na Turquia, e prova a ampla capacidade (do grupo) para cometer novos ataques".

Dezenas de milhares de israelenses visitam a vizinha Turquia todos os anos, apesar das tensas relações diplomáticas entre os dois países.

O EI foi acusado de quatro atentados na Turquia nos últimos oito meses, incluído o massacre em uma manifestação pela paz em outubro na capital, Ancara, que deixou 103 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos