Dez cidades líbias anunciam apoio ao governo patrocinado pela ONU

Trípoli, 1 Abr 2016 (AFP) - Dez cidades do oeste da Líbia anunciaram nesta quinta-feira seu apoio ao governo de união nacional patrocinado pela ONU, que tenta impor sua autoridade em um país com dois grupos que disputam o poder.

Em um comunicado publicado no Facebook, as prefeituras de dez cidades situadas entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia pedem a todos os líbios que "apoiem o governo de união nacional".

A nota também saúda a chegada a Tripoli, na quarta-feira, do chefe do governo de união nacional, Fayez Al Sarraj, com vários membros de sua equipe.

As principais cidade envolvidas na iniciativa são Sabratha, Zawiya e Zuwara.

O comunicado foi publicado na página do Facebook da prefeitura de Sabratha, cidade situada 70 km a oeste de Trípoli, após uma reunião na cidade dos dez prefeitos que firmaram o documento.

A iniciativa é um revés importante para o governo em Trípoli, não reconhecido internacionalmente, hostil à chegada do governo de união nacional e que até o momento controlava as dez cidades que firmaram o comunicado.

O governo não reconhecido em Trípoli tem o apoio da coalizão de milícias Fajr Libya, que controla a capital e declarou "ilegal" a chegada de Al Sarraj à capital líbia.

O governo de união nacional conta com o apoio da ONU, União Europeia e das potências ocidentais, que desejam a estabilização da Líbia.

O país está mergulhado no caos e nas lutas entre milícias adversárias desde a morte, em 2011, do ditador Muammar Khadafi, em meio a uma revolta apoiada militarmente pelo Ocidente.

Há vários meses, dois grupos, cada um com um governo formal e um Parlamento - instalados em Trípoli e em Tobruk - disputam o poder.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos