Acordo sobre a construção de ponte que ligará Egito e Arábia Saudita

De Washington (EUA)

Cairo, 8 Abr 2016 (AFP) - O rei da Arábia Saudita, Salman, anunciou nesta sexta-feira um acordo com o Egito para construir uma ponte sobre o Mar Vermelho que una os dois países, no segundo dia de sua visita ao Cairo.

O monarca fez o anúncio durante uma cerimônia exibida na TV, após uma reunião com o presidente egípcio Abdel Fatah al-Sisi, e antes da assinatura por autoridades dos dois países de 24 acordos de investimentos.

"Estabeleci com meu irmão, sua excelência o presidente (Sisi), para a construção de uma ponte entre nossos dois países", afirmou o rei saudita.

A Arábia Saudita é um dos principais apoios da combalida economia egípcia, para a qual contribuiu com bilhões de dólares após a destituição em 2013 do presidente islamita Mohamed Morsi.

"Esta decisão histórica, que unirá os continentes africano e asiático, é um salto qualitativo que aumentará o intercâmbio comercial a níveis sem precedentes", destacou Salman.

Esta é a primeira visita de Salman ao Egito desde chegou ao trono em janeiro de 2015.

Sisi, orgulhoso do anúncio, propôs que a ponte leve o nome do rei, Salman Bin Abdel Aziz. Pouco antes condecorou o monarca com a maior condecoração egípcia, a Ordem do Nilo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos