Socialistas acusam Podemos de minar formação de governo na Espanha

Madri, 8 Abr 2016 (AFP) - O partido socialista espanhol acusou nesta sexta-feira o Podemos de minar as negociações a três partes com os centristas do Ciudadanos para formar um governo, mais de três meses depois das eleições legislativas.

"Hoje (Pablo) Iglesias e o Podemos fecharam a porta para a mudança que tantos milhões de espanhóis esperavam", disse o porta-voz socialista Antonio Hernando, menos de 24 horas depois da primeira reunião entre os três grupos desde as eleições.

A intervenção do porta-voz socialista ocorreu depois que o líder do Podemos encorajou os militantes da formação a rejeitar o programa de governo alcançado entre socialistas e centristas durante um referendo interno que será realizado entre 14 e 16 de abril.

"Vimos com indignação e com surpresa como o senhor Iglesias nunca teve a intenção" de alcançar um pacto, lamentou Hernando, embora o grupo de esquerda radical não tenha fechado explicitamente a porta a um acordo.

Há semanas, o partido socialista PSOE, segunda força do país, lidera as negociações para formar um governo na Espanha. Em março, conseguiu fechar um acordo de governo com o Ciudadanos, quarta força, mas segue sem ter maioria no Congresso.

Se o Podemos se somasse ao pacto, os três partidos teriam 199 assentos de 350. Mas nesta sexta-feira tanto o Ciudadanos quanto o Podemos destacaram o fracasso da primeira reunião realizada na quinta-feira.

bur-dhb/mck/meb/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos