Irã e potências retomam negociações nucleares em Viena para acordo final

Viena, 22 Abr 2015 (AFP) - O Irã e as grandes potências retomam nesta quarta-feira em Viena as delicadas negociações que pretendem alcançar um acordo definitivo sobre o programa nuclear iraniano, três semanas depois de um acordo preliminar em Lausanne (Suíça).

Os negociadores têm 70 dias pela frente, até a data limite de 30 de junho, para concluir os detalhes do compromisso que pretende encerrar uma questão que provoca tensão nas relações internacionais há 12 anos.

A reunião de Viena, a primeira rodada de negociações desde Lausanne, será liderada por diretores políticos e deve durar pelo menos dois dias.

A negociadora da União Europeia, Helga Schmid, conversará com o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Abas Araghchi. Posteriormente entrarão no debate os representantes das outras grandes potências do grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).

Em um artigo publicado na segunda-feira no jornal New York Times, o chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Javad Zarif, pediu a todas as partes que demonstrem "liderança e coragem".

"Podemos e devemos acabar com esta crise fabricada e seguir adiante em trabalhos muito mais importantes", destacou.

O presidente americano, Barack Obama, que ainda precisa convencer a oposição republicana no Congresso, mencionou no início de abril a perspectiva de um "acordo histórico".

O objetivo das grandes potências é limitar as capacidades nucleares do Irã para impedir que o país produza a bomba atômica, em troca da suspensão das sanções internacionais que asfixiam a economia do país.

Mas os temas delicados, incluindo o calendário do fim das sanções e o mecanismo a ser aplicado caso o Irã não respeite seus compromissos, ainda devem ser debatidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos