Kerry saúda aprovação de mais poderes a Obama sobre acordos comerciais

Washington, 23 Abr 2015 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, saudou nesta quinta-feira a aprovação por uma comissão do Senado de um projeto de lei que concede mais margem para o presidente Barack Obama negociar tratados de livre comércio.

O texto, aprovado na noite de quarta-feira pelos senadores da Comissão de Finanças, ainda precisa receber o aval de todos os legisladores do Congresso.

A aprovação permitirá "avançar nas negociações comerciais mais importantes de nossa história", estimou Kerry em uma mesa redonda.

A lei confere ao presidente Obama "a flexibilidade necessária para negociar de maneira confiável e eficaz em nome de nosso país", prosseguiu o chefe da diplomacia americana.

Se o Senado aprovar, e posteriormente a Câmara de Representantes, a lei criará um mecanismo simplificado para que o Congresso autorize ou rejeite qualquer acordo negociado por Obama, sem possibilidade de emenda, um procedimento utilizado no passado para evitar um estancamento no Congresso.

A lei afetaria em primeiro lugar o acordo Transpacífico (TPP, em inglês) que os Estados Unidos negociam com 11 países da região Ásia-Pacífico: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.

A ala esquerda do Partido Democrata, aliado dos grandes sindicatos, não encara esta aproximação com bons olhos e teme que a abertura dos mercados americanos enfraqueça os setores industriais.

"O comércio cria empregos, ponto final. E os cinco, 20, 100 últimos anos provam isso", explicou John Kerry.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos