ONU diz que Israel é responsável por ataques contra refúgios em Gaza

Nações Unidas, Estados Unidos, 27 Abr 2015 (AFP) - Uma investigação das Nações Unidas responsabilizou nesta segunda-feira o exército israelense por sete ataques contra escolas da ONU em Gaza que eram usadas como refúgio durante a última guerra.

"Deploro o fato de que ao menos 44 palestinos morreram em consequência das ações israelenses e pelo menos 227 ficaram feridos nas instalações das Nações Unidas que eram usadas como refúgios de emergência", afirmou o secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, em uma carta ao Conselho de Segurança.

"É uma questão da maior gravidade que os que quiseram se proteger e buscaram e obtiveram refúgio ali viram negadas suas esperanças e sua confiança", acrescentou Ban.

O chefe da ONU prometeu "não poupar esforços para assegurar que tais fatos não se repitam jamais".

O comitê que investigou os ataques às escolas administradas pela Agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) de 8 de julho a 26 de agosto do ano passado também informou sobre a descoberta de armas em três escolas.

As escolas estavam desocupadas naquele momento, mas Ban ressaltou que "o fato de que tenham sido usadas por pessoas que estavam envolvidas nos confrontos para armazenar armas e em dois casos, provavelmente para disparar a partir delas, é inaceitável".

Israel afirma que militantes do Hamas usaram civis como escudos humanos e as instalações da ONU para ocultar armas durante os 50 dias de confrontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos