Presidente do Burundi confirma disputa pela reeleição

Bujumbura, Burundi, 6 Mai 2015 (AFP) - O presidente burundinês, Pierre Nkurunziza, reafirmou nesta quarta-feira sua intenção de brigar por um terceiro mandato na eleição de junho, no 11º dia de protesto contra sua candidatura.

Os adversários de Nkurunziza alegam que sua reeleição viola a Constituição do país.

"Não há outra solução para essa crise a não ser me apresentar a essas eleições", declarou o chefe de Estado, em pronunciamento em rede nacional em kirundi, idioma do país.

"Se o povo burundinês ainda confia em nós, será o último mandato, tal como estipula o Tribunal Constitucional", declarou o presidente, referindo-se à decisão anunciada pelo órgão na véspera, segundo a qual Pierre Nkurunziza poderia brigar por um mandato extra.

Aqueles que se opõem a um terceiro mandato afirmam que Nkurunziza tem a intenção de modificar a Carta Magna, depois de reeleito, para suprimir a limitação de duração do exercício do poder.

Submetido a uma grande pressão internacional para tirar seu país da crise atual, o presidente Nkurunziza ordenou a libertação dos menores detidos em manifestações. Marcados pela violência e brutalmente reprimidos, os protestos varrem o país desde 26 de abril.

O presidente condiciona a libertação dos ativistas maiores de idade, reivindicada pelos organizadores do movimento, ao fim dos atos contra seu terceiro mandato.



esd-ayv/age/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos