Ataque em Cabul termina com quatro agressores mortos

Cabul, 27 Mai 2015 (AFP) - As forças de segurança afegãs mataram nesta quarta-feira quatro homens armados que tentaram atacar um hotel frequentado por ocidentais no bairro diplomático de Cabul, informou o vice-ministro do Interior.

"Quatro assaltantes armados com lança-foguetes, três fuzis de assalto AK-47 e um lança-granadas morreram no bairro de Wazir Akbar Khan", disse Mohammad Ayub Salangi.

O ataque "não causou qualquer vítima, civil ou militar", acrescentou Ayub Salangi.

A ação teve início às 23H00 local de terça-feira (15H30 Brasília) e se estendeu até a manhã de quarta.

Wazir Akbar Khan, onde se encontram muitas embaixadas estrangeiras, já foi alvo de ataques dos talibãs no passado.

Segundo o porta-voz da polícia de Cabul, Ebadullah Karimi, "os assaltantes queriam entrar no hotel Heetal, mas não conseguiram, então tomaram posição entre as árvores que ficam atrás do hotel e dispararam contra as forças de segurança".

O gerente do Heetal, de propriedade da família do ministro das Relações Exteriores, Salahudin Rabbani, declarou que todos os clientes do estabelecimento estão em segurança.

"O Heetal está muito bem protegido. Após uma ou duas explosões, nossos seguranças começaram a disparar contra os assaltantes, que não conseguiram chegar ao prédio", afirmou o gerente.

O hotel já sofreu danos em 2009, quando um suicida fez detonar a carga de explosivos que levava consigo na porta do local, deixando oito mortos e 40 feridos.

Em 14 de maio passado, 14 pessoas, incluindo muitos estrangeiros, morreram em um ataque talibã contra outro hotel de Cabul, o Park Palace, em uma ação reivindicada pelo talibã.

Os talibãs lançaram uma ampla ofensiva com a chegada da primavera ao país, que chamaram de "Azm" (Determinação), marcada por atentados regulares e combates quase diários contra as forças de segurança.

Nas últimas 24 horas, ao menos 26 policiais e soldados morreram em uma série de ações dos rebeldes talibãs no sul do Afeganistão, segundo as autoridades.

Na segunda-feira, mais de 70 civis ficaram feridos quando um suicida talibã jogou um caminhão carregado com uma tonelada de explosivos contra um complexo governamental no sul do país.

Em Cabul, um atentado talibã com carro-bomba matou quatro pessoas e deixou dezenas de feridos no dia 19 de maio, no estacionamento do ministério da Justiça.

Os esforços governamentais para atrair os talibãs para a mesa de negociações fracassaram.

O número de vítimas civis em atentados aumentou 16% no primeiro trimestre, em comparação com o ano passado, segundo a missão de ajuda da ONU neste país.

Desde a saída das tropas da Otan do Afeganistão, em dezembro de 2014, as forças armadas afegãs enfrentam os talibãs apoiadas apenas por um contingente residual de 12.500 estrangeiros encarregados de formar e treinar os militares locais.



bur-ac/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos