Protesto contra cúpula do G7 reúne 34 mil em Munique

Berlim, 5 Jun 2015 (AFP) - Uma passeata nesta quinta-feira na cidade alemã de Munique (sul) reuniu 34 mil pessoas para protestar contra a cúpula do G7 que será realizada no domingo e na segunda-feira na região, informou a polícia.

Reunidos no centro da cidade, os manifestantes iniciaram o protesto às 15h00 local (10h00 de Brasília) no feriado.

Os manifestantes caminharam atrás de um cartaz que dizia: "parar o TTIP (tratado de comércio entre a UE e os Estados Unidos), salvar o clima, combater a pobreza".

O protesto visa os dirigentes dos sete países mais industrializados do planeta que se encontrarão no castelo de Elmau (sul da Alemanha) a partir de domingo.

Em Garmisch-Partenkirchen, a cidade mais próxima a Elmau, entre 250 e 300 pessoas começaram a montar suas barracas em um terreno emprestado por um agricultor militante, que pode chegar a abrigar até 1.000 pessoas, segundo o porta-voz do grupo "Stop G7", que reúne associações como Attac, sindicatos, organizações pacifistas e ambientais.

Um tribunal autorizou finalmente na terça-feira a instalação de um acampamento para manifestantes em Garmisch-Partenkirchen, contradizendo, assim a proibição das autoridades locais.

No entanto, alguns participantes se queixam de importantes controles policiais, que tornam difícil o acesso ao local.



ran-yap/ma/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos