Presidente egípcio visita Sinai após atentados mortais

Cairo, 4 Jul 2015 (AFP) - O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, garantiu neste sábado que a situação era "estável" no Sinai, onde fez uma visita surpresa três dias após uma série de atentados mortais neste reduto do grupo Estado Islâmico (EI).

"Dizer que tudo está sob controle não é suficiente. A situação é completamente estável", disse Sissi em um discurso no norte do Sinai.

Em uniforme militar, o ex-chefe do exército saudou "os heróis das forças armadas" e expressou sua "gratidão".

Confrontos sem precedentes foram registrados na quarta-feira na cidade de Sheikh Zouweid entre soldados do exército e combatentes do braço sírio do EI no Egito, que lançou uma série de ataques contra postos militares.

O exército informou a morte de 17 soldados e de 100 jihadistas na violência. Mas as autoridades já haviam anunciado a morte de 70 soldados e civis.

Os ataques jihadistas aumentaram no norte do Sinai desde que Sissi, então chefe do exército, depôs o presidente islamita Mohamed Mursi, em 3 de julho de 2013.

O chefe de Estado explicou que o objetivo dos ataques de quarta-feira era marcar o aniversário da destituição de Mursi e "anunciar a criação de uma província islâmica no Sinai", mas que o "complô falhou".

"O Sinai possui 60.000 quilômetros quadrados. Rafah, Sheikh Zouweid e Al-Arish, não representam nem 5% de sua área", acrescentou Sissi.

Apesar das declarações do presidente, seguem na região confrontos esporádicos entre as tropas regulares e os jihadistas. Na madrugada deste sábado, três civis, incluindo duas crianças, morreram na queda de um morteiro em um casa em Sheikh Zouweid.

E neste sábado, um menino de 5 anos foi morto na explosão de uma bomba escondida na beira de uma estrada em Rafah, na fronteira com a Faixa de Gaza palestina.

Três outras crianças e uma mulher ficaram feridas na explosão.

A maioria dos ataques mortais nos últimos meses foram reivindicados pelo grupo "Província do Sinai", braço do EI no Egito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos