'Não' vence na Grécia com 61,31%, apurados 95% dos votos (oficial)

Atenas, 5 Jul 2015 (AFP) - O "Não" às propostas dos credores da Grécia de novas medidas de austeridade obteve 61,31% dos votos contra 38,69% do "Sim", após a apuração de 95% dos votos, anunciou nesta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) o Ministério do Interior grego.

Milhares de pessoas se concentravam na noite deste domingo na praça Syntagma, no centro de Atenas, para comemorar o resultado, apesar das advertências de que a falta de um acordo com os credores poderia representar a saída da Grécia da zona do euro.

Com uma participação de 62,5%, os eleitores gregos se pronunciaram esmagadoramente a favor do "Não" no referendo organizado pelo governo de esquerda radical do premiê Alexis Tsipras, que apoiou este voto para "reforçar seu poder de negociação com a Europa" e fechar um acordo sobre o futuro financeiro da Grécia.

Tsipras destacou que a mensagem do "Não" não foi "uma ruptura" com a União Europeia e assegurou que vai trabalhar para chegar a um acordo o mais rapidamente possível e restabelecer o sistema bancário grego.

O primeiro-ministro surpreendeu, ao anunciar em 25 de junho a convocação deste referendo, depois do fracasso das discussões entre Atenas e seus credores sobre um novo plano de resgate do país, que abrangia novas medidas de austeridade que a Grécia repudia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos