Hollande: visita de chanceler francês será teste para Teerã

Paris, 28 Jul 2015 (AFP) - O presidente francês, François Hollande, declarou nesta segunda-feira que a visita de seu chefe da diplomacia ao Irã, na quarta-feira, representará um teste para Teerã após o histórico acordo sobre o programa nuclear iraniano.

"O modo como será recebido permitirá para nós uma avaliação do comportamento do Irã", disse Hollande sobre a viagem do chanceler Laurent Fabius a Teerã, após os ataques pessoais contra o ministro lançados por conservadores iranianos por sua posição firme durante as negociações em Viena.

Hollande insistiu ainda no papel que o Irã deve desempenhar para promover a paz no Oriente Médio, "especialmente na Síria", e anunciou sua viagem "nos próximos meses" ao Líbano, onde desejou a celebração de uma eleição presidencial.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas ratificou o acordo firmado entre Teerã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha), que abre o caminho para a suspensão das sanções internacionais que pesam sobre a República Islâmica desde 2006.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos