Nigéria anuncia ataque aéreo contra o Boko Haram

Abuja, 2 Ago 2015 (AFP) - O governo nigeriano anunciou neste domingo que efetuou ataques aéreos no norte do país para evitar um atentado por parte do grupo Boko Haram e que matou um "grande número" de islamitas extremistas.

A ofensiva ocorreu em um momento em que a Nigéria e os países vizinhos se preparam para lançar uma nova força multinacional com o objetivo de combater o Boko Haram, ante a crescente violência do grupo na região.

A Força Aérea Nigeriana afirmou que teve "êxito em evitar um ataque à vila Bita pelo grupo terrorista Boko Haram" em uma operação combinada com tropas terrestres após avistar militantes planejando um ataque.

"Em consequência, um grande número de insurgentes foram mortos e vários outros ficaram feridos", afirma um comunicado, sem esclarecer onde ocorreu o incidente.

O Boko Haram executou vários ataques - muitas vezes com mulheres-bomba - contra mercados na Nigéria, Chade e Camarões que mataram e feriram dezenas no mês passado.

A nova força multinacional com 8.700 integrantes de tropas da Nigéria, Camarões, Chade e Níger deve entrar em ação em breve, segundo fontes oficiais.

O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, que venceu as eleições em março com a promessa de combater os jihadistas, disse na sexta-feira que a nova força deve provocar "a rápida derrota e eliminação do Boko Haram"

O violento grupo insurgente deixou mais de 15 mil mortos na Nigéria desde 2009

ola-cdc/txw/bc/cb/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos