Nova York em alerta por aumento de 10% da taxa de homicídios

Nova York, 4 Ago 2015 (AFP) - A taxa de homicídios de Nova York subiu mais de 10% no último ano, o que levou o prefeito a se colocar na defensiva, diante dos comentários de que a maior cidade dos Estados Unidos está voltando a seus piores dias.

Bill de Blasio falou horas depois de uma mulher de 19 anos grávida ter sido atingida por cinco tiros. O feto morreu no distrito de Brooklyn.

Dados oficiais publicados pelo departamento de polícia local registram 193 assassinatos em Nova York nos últimos 12 meses, em comparação aos 174 do ano passado, o que significa um aumento de 10,9%.

Os estupros também aumentaram, chegando a 775 no ano encerrado em 26 de julho, em comparação com os 731 para os 12 meses anteriores.

Um porta-voz da Polícia disse à AFP que a delinquência em geral caiu 5,3% na cidade, depois da queda recorde do ano passado.

Sobre a taxa de homicídios e diante das opiniões de que a cidade está piorando, o prefeito Bill de Blasio disse aos jornalistas: "Vejam os fatos e contenham a histeria."

"Nós temos, e tivemos, uma retomada nos assassinatos, não há dúvida sobre isso. Mas acredito que vamos reverter isso", garantiu.

No ano passado foi registrado um menor número de assassinatos em Nova York em meio século, um fato destacado por De Blasio. "Um pequeno número de assassinatos adicionais amplia consideravelmente o percentual," acrescentou.

O aumento dos crimes violentos - particularmente assassinatos com armas de fogo - em junho passado fez com que as autoridades ordenassem a centenas de policiais voltar às ruas. Atualmente, há 34.500 policiais na cidade para uma população de 8,5 milhões de habitantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos