Crise do lixo: 70 feridos em confrontos entre polícia e manifestantes
Beirute, 23 Ago 2015 (AFP) - Ao menos 70 manifestantes ficaram feridos em confrontos com a polícia neste domingo em Beirute, em mais um dia de protestos contra a falta de recolhimento do lixo doméstico no Líbano, informou a Cruz Vermelha libanesa.
Segundo o secretário-geral da Cruz Vermelha, Georges Kétané, 43 manifestantes foram hospitalizados com fraturas ou intoxicação, enquanto uma fonte de segurança informou que 30 policiais estão feridos, sendo um gravemente.
Os incidentes começaram quando cerca de 200 jovens atiraram pedras e garrafas contra as forças da ordem, que reagiram com jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo.
Alguns jovens incendiaram uma moto da polícia e tentaram montar uma barricada na rua.
Os confrontos persistiam na noite deste domingo.
No sábado, 16 pessoas ficaram feridas em Beirute nos choques entre a polícia e manifestantes que exigem uma solução do governo para o recolhimento de lixo doméstico, que se acumula nas ruas há semanas.
Na noite de sábado, o ministro do Interior, Nuhad Machnuk, proibiu a polícia de utilizar munição real contra os manifestantes e ameaçou punir os policiais que ignorarem a ordem.
A campanha "Apestan" tem organizado vários protestos nas últimas semanas para encontrar uma solução global para o problema do lixo nas ruas, deflagrado após o fechamento do lixão de Naameh, na região de Beirute, em meados de julho.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Daniel Silveira violou regras da condicional e foi a shopping, diz Moraes
- Exército envia ao STF explicações sobre visitas a militares presos; saiba o que foi dito
- Lira diz que Câmara está tranquila sobre emendas, cobra ministros e dará esclarecimentos a Dino
- Operários resgatados na BYD na Bahia devem voltar à China em janeiro