Centenas de imigrantes chegam ao sul da Alemanha

Munique, Alemanha, 5 Set 2015 (AFP) - Centenas de imigrantes procedentes da Hungria, via Áustria, chegaram na manhã deste sábado à estação de Munique, no sul da Alemanha, que ainda espera uma dezena de trens durante a tarde - segundo a polícia federal.

Quase 400 pessoas chegaram à capital da Baviera durante a manhã em vários trens e espera-se que outros cheguem à tarde, segundo um porta-voz da polícia de Munique.

Um "trem especial", que saiu de Salzburgo, no norte da Áustria, entrou por volta das 8h30 (horário de Brasília) na estação de Munique, com cerca de 200 e 250 imigrantes a bordo, explicou a fonte à AFP.

Uma dezena de trens regulares partiram da Áustria, com centenas de passageiros cada um, rumo à Baviera, e ao menos quatro irão para Frankfurt (oeste).

Os homens, mulheres e crianças que chegaram a Munique estão sendo transferidos para centros de acolhimento, onde serão registrados e de onde partirão para outros lugares do país.

A rede ferroviária Deutsche Bahn tentará enviar trens a outros estados regionais para repartir melhor a carga inicial, explicou à AFP Christoph Hillenbrand, que dirige a região do sul da Baviera.

Outros imigrantes chegarão de ônibus, mas ainda não se sabe quantos são e qual será seu destino, segundo a polícia federal em Potsdam (nordeste), que afirma que a situação é "confusa".

Alemanha e Áustria aceitaram na sexta-feira receber milhares de imigrantes bloqueados há vários dias na Hungria.

O governo húngaro fretou na madrugada deste sábado uma centena de ônibus para transportar os imigrantes que estavam na principal estação de trem de Budapeste, e outros 1.200 que se dirigiam a pé da Áustria para a Hungria - um êxodo que ilustra a pior crise migratória da Europa desde 1945.

ran-cfe/at/erl/ra/mm

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos