Ilha grega de Lesbos tem noite de tensão entre migrantes e policiais

Em Mitilene (Grécia)

Novas tensões aconteceram na noite desta segunda-feira (&) entre migrantes e a polícia em Lesbos, ilha grega do mar Egeu, onde, segundo Atenas, a situação está "a ponto de explodir" pela presença de milhares de migrantes.

Os agentes, equipados com cassetetes, tentavam controlar uma multidão de aproximadamente 2.500 imigrantes, que esperavam para poder embarcar em um navio para Atenas.

Os policiais, ajudados pela guarda-costeira, tiveram dificuldades para conter a multidão. Enquanto os policiais gritavam "Para trás" os migrantes empurravam para subir na embarcação.

"Fiquei aqui oito dias, nove dias, já nem me lembro", disse Aleddin, estudante de engenharia que quer encontrar seu irmão na Alemanha. "Alguns estão aqui há 14 ou 15 dias".

Segundo o ministro grego de Política Migratória, Iannis Mouzalas, "a situação está realmente a ponto de explodir" em Lesbos, uma ilha de 85.000 habitantes situada no nordeste do mar Egeo, perto da costa turca.

A ilha se tornou uma das primeiras etapas da viagem europeia de dezenas de milhares de refugiados e migrantes do Oriente Médio e da África, que fogem dos conflitos e da pobreza.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos