Agressão e confrontos deixam 3 israelenses e 10 palestinos feridos

Jerusalém, 3 Out 2015 (AFP) - Três israelenses ficaram feridos, um em estado grave, neste sábado em Jerusalém, ao serem agredidos por um homem que também ficou gravemente ferido pela polícia.

O autor do ataque usou uma faca e uma arma de fogo, mas foi neutralizado pela polícia.

Mais cedo, dez palestinos ficaram feridos na ação do exército israelense que prossegue em sua busca dos assassinos de um casal de colonos na Cisjordânia ocupada.

Os militares dispararam balas de borracha quando vários palestinos jogaram pedras para protestar contra a operação do exército. Os militares não divulgaram maiores informações sobre o estado do agressor.

Na véspera, centenas de soldados israelenses iniciaram a busca das pessoas que mataram um casal de colonos na presença de seus quatro filhos na Cisjordânia ocupada.

Inúmeros incidentes ocorreram neste território palestino ocupado pelo estado de Israel, onde reina a tensão desde a morte do casal, perto de Nablus (norte da Cisjordânia).

Disparos de colonos israelenses feriram um palestino de 35 anos, segundo a agência palestina Wafa.

A polícia palestina informou que os colonos atiraram pedras contra veículos palestinos e que queimaram dezenas de oliveiras.

Também foram registrados choques entre palestinos e forças israelenses perto de Jerusalém Oriental e em Hebrom, no sul da Cisjordânia.

Eitam e Naama Henkin, de cerca de 30 anos e moradores do assentamento de Neriah, perto de Ramallah (centro da Cisjordânia), foram mortos a tiros quando circulavam à noite, com os quatro filhos, entre as colônias de Itamar e Eilon More, segundo o exército.

As quatro crianças, com idades entre quatro meses e nove anos, foram encontrados ilesos na parte de trás do veículo.

O porta-voz do exército, Arye Shalicar, assegurou que as forças de segurança estavam realizando uma "busca intensiva" no terreno e realizando um importante de trabalho de inteligência.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu criticou o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

"Devo dizer que até agora não ouvi nenhuma condenação do presidente Abbas, nem da Autoridade Palestina. Pior ainda: há altos líderes de seu movimento, o Fatah, que elogiam a ação", disse o chefe do governo israelense.

Em um comunicado que não pôde ser verificado, um grupo que se apresenta como afiliado ao Fatah reivindicou o ataque.

jlr/vl/lmm-dmc/jz/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos