Comandante americano considera necessário mais tropas no Afeganistão em 2016

Washington, 6 Out 2015 (AFP) - O general americano que comanda a missão da Otan no Afeganistão se manifestou nesta terça-feira em favor de um fortalecimento do dispositivo militar americano depois de 2016, que por enquanto prevê menos de mil agentes em Cabul.

"Acredito que temos que fornecer (...) opções distintas ao plano atual com o qual estamos trabalhando", que prevê que as tropas deixem o país quase completamente no final de 2016, declarou o general John Campbell ante um comitê do Senado.

De acordo com os planos atuais, após 2016 "vamos ter capacidades muito limitadas" para a formação e apoio das tropas afegãs, disse ele.

Mas estas continuam a precisar do apoio em áreas cruciais como logística, inteligência e apoio aéreo, acrescentou Campbell, que se recusou a detalhar as opções apresentadas para a Casa Branca.

Várias ofensivas recentes dos talibãs, como em Kunduz (norte) na semana passada, mostraram que as forças afegãs são incapazes de manter suas posições, apesar dos 60 bilhões de dólares investidos por Washington por 14 anos.

Até agora, o governo do presidente Barack Obama planejava deixar no final de 2016, quando o atual mandato chega a seu final, uma força residual de apenas algumas centenas de soldados americanos na embaixada da capital afegã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos