ONU vota na sexta se autoriza ação militar contra tráfico de pessoas

Nações Unidas, Estados Unidos, 8 Out 2015 (AFP) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas votará nesta sexta-feira uma resolução que autoriza a Europa a realizar operações contra traficantes de seres humanos em águas internacionais em frente à costa líbia, informaram diplomatas.

Navios de guerra europeus lançaram nesta quarta-feira a operação Sophia para atacar embarcações destes traficantes que tentam cruzar o Mediterrâneo.

A iniciativa autoriza forças navais da União Europeia a interceptar embarcações em alto-mar para inspecioná-las e eventualmente dispor delas caso se suspeite que são utilizadas para o transporte ilegal de migrantes.

A proposta de resolução que a ONU examinará, concebida pela Grã-Bretanha, visa a dar maior legitimidade para a operação.

Mas o projeto foi recebido com inquietação pela Rússia, cujo embaixador, Petr Iliichev, disse aos jornalistas que Moscou tem "algumas preocupações" sobre a medida que autoriza o uso da força.

No entanto, fontes diplomáticas destacaram que não se espera que a Rússia exerça seu poder de veto sobre a resolução.

Desde o começo do ano, pelo menos 3.000 pessoas morreram ou desapareceram tentando cruzar o Mediterrâneo para chegar à Europa, segundo fontes da ONU. Mais de 562.000 conseguiram fazê-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos