Atendado atribuído ao Boko Haram mata 37 no Chade

N'Djamena, 10 Out 2015 (AFP) - Três explosões atribuídas ao grupo islâmico Boko Haram deixaram ao menos 37 mortos neste sábado em Baga Sola, cidade pesqueira às margens do lago Chade, perto da fronteira com a Nigéria, revelaram fontes de segurança.

Diversas fontes informaram sobre "37 mortos e 52 feridos", segundo um boletim ainda provisório. A primeira explosão ocorreu em um mercado de peixes, e as outras duas em um campo de refugiados na periferia.

As explosões ocorreram às 12H00 (horário de Brasília).

O lago Chade está dividido entre Nigéria, Níger, Camarões e Chade. No começo deste ano, o Exército do Chade iniciou uma ofensiva regional contra o Boko Haram, cujos ataques e atendados se estenderam para além do nordeste da Nigéria, seu reduto histórico.

Baga Sola não havia sofrido até agora nenhum atentado do Boko Haram. Na cidade vivem dezenas de milhares de refugiados nigerianos e do interior do Chade, enquanto se intensificam os ataques e os sequestros em massa por parte do grupo jihadista nas ilhas do lago ou na Nigéria.

Segundo uma fonte humanitária contactada por telefone, um adolescente suicida fez explodir sua carga no mercado, enquanto os ataques aos bairros da periferia foram obra de "mulheres com véu".

Estas informações não puderam ser confirmadas oficialmente.

"Neste momento há corpos espalhados por todas as partes, uma cabeça por aqui, uma perna por lá, é o pânico generalizado", explicou à AFP um morador sob anonimato.

Segundo uma fonte dos serviços de segurança, os socorristas evacuaram os feridos, dez deles em estado "muito grave", até o pequeno hospital da cidade.

yas-cl/ma/pr/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos