Milhares protestam em Berlim contra tratado de livre comércio entre UE e EUA

Em Berlim

  • Fabrizio Bensch/Reuters

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (10) em Berlim contra o projeto de acordo de livre comércio TTIP, atualmente negociado pela União Europeia e pelos Estados Unidos, e também contra um projeto similar entre a UE e o Canadá (CETA).

Convocados por vários partidos políticos, organizações sindicais, ambientais, anti-globalistas e de defesa dos consumidores, os manifestantes se concentraram às 06H00 (horário de Brasília) diante da estação ferroviária central da capital alemã, de onde partiu a manifestação.

Os organizadores esperavam entre 50.000 e 100.000 participantes neste dia de ação, para o qual foram mobilizados vários trens especiais e mais de 600 ônibus provenientes de toda Alemanha.

O principal alvo da manifestação foi o acordo TTIP (Transatlantic Trade and Investment Partnership, em inglês), cuja próxima rodada de negociações acontecerá no final do mês em Miami, Flórida. Seu objetivo é suprimir barreiras alfandegárias e regulamentares para estimular o comércio entre os Estados Unidos e a União Europeia.

Também está sendo negociado atualmente um acordo similar, chamado CETA, entre a UE e o Canadá.

Seus opositores temem que estes tratados propiciem uma liberalização generalizada e excessiva da atividade econômica e uma fragilização do campo de ação dos governos.

sh-rl-bt/avl/dmc/pr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos