Palestino esfaqueia israelense e é morto a tiros na Cisjordânia

Jerusalém, 26 Out 2015 (AFP) - Um palestino foi morto a tiros nesta segunda-feira na Cisjordânia ocupada depois de ferir gravemente com uma faca um israelense, anunciou o exército.

"O agressor esfaqueou o israelense no pescoço e o deixou gravemente ferido. O agressor foi atingido por tiros, que provocaram sua morte. A vítima ferida foi levada para receber atendimento médico de emergência", afirma um comunicado do exército.

Um porta-voz militar declarou à AFP que soldados mataram o palestino.

O porta-voz do serviço de emergência Magen David Adom explicou que a vítima israelense, um jovem de 19 anos, com foi levado com um ferimento no pescoço ao hospital Shaare Zedek de Jerusalém, que informou um "estado grave e instável".

O incidente, na cidade de Hebron (sul da Cisjordânia), é o mais recente de uma série de ataques com arma branca cometidos por palestinos contra soldados, policiais e civis israelenses.

Desde 1º de outubro, os confrontos entre jovens palestinos e soldados israelenses, as agressões entre palestinos e colonos e uma série de ataques anti-israelenses com armar brancas deixaram 55 mortos entre os palestinos (54 palestinos e um árabe israelense), metade deles autores de ataques, e oito israelenses.

Um cidadão da Eritreia confundido com um agressor foi morto por guardas israelenses.

A nova onda de confrontos entre palestinos e forças de segurança israelenses teve início em setembro na Esplanada das Mesquitas, quando os muçulmanos começaram a protestar pelo aumento de visitantes judeus durante suas festividades religiosas.

De acordo com o status quo vigente neste complexo desde que Israel assumiu o controle da região após a guerra de 1967, os judeus podem entrar no local, mas não têm permissão para rezar na esplanada.

A área de Hebron, um barril de pólvora na Cisjordânia ocupada, é uma das mais agitadas. Vários agressores procedem desta cidade ou de seus arredores.

No domingo, uma adolescente de 17 anos morreu ao ser atingida por tiros de guardas de fronteira israelenses depois de se aproximar dos oficiais com uma faca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos