Nova Zelândia apresenta rascunho de resolução para diálogo palestino-israelense

Nações Unidas, Estados Unidos, 29 Out 2015 (AFP) - Um rascunho para uma resolução da ONU destinada a retomar as negociações de paz entre israelenses e palestinos pede o fim da construção de assentamentos e dos processos contra Israel no Tribunal Penal Internacional (TPI).

O texto elaborado pela Nova Zelândia circula entre os 15 membros do Conselho de Segurança, assim como entre as delegações israelense e palestina, informaram fontes diplomáticas nesta quinta-feira.

A iniciativa é a última tentativa até a data para que este organismo da ONU alcance um consenso a fim de avançar no processo de paz no Oriente Médio, em um momento de escalada dos episódios de violência entre ambas as partes.

O texto, ao qual a AFP teve acesso, pede a israelenses e palestinos que ponham fim à violência, que se preparem para negociações diretas de paz e declara que a solução de dois Estados é "o único caminho possível para a paz".

A iniciativa inclui dois temas sensíveis que ambas as partes enfrentam: os assestamentos judaicos e a iniciativa palestina de processar Israel no TPI por crimes de guerra.

O projeto de 10 pontos convoca ambas as parte a se abster de medidas que possam afetar os esforços de paz, "inclusive a expansão dos assentamentos e a demolição de casas palestinas nos territórios ocupados".

Também pede a suspensão de processos sobre "qualquer situação a respeito de Israel ou sobre os territórios palestinos ocupados diante do Tribunal Penal Internacional". Os palestinos aderiram neste ano ao tratado criado pelo TPI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos