Paris indenizará vítimas americanas da Shoah

Washington, 3 Nov 2015 (AFP) - Paris pagará 60 milhões de dólares às vítimas - americanas e de outras nacionalidades - da Shoah, deportadas em trens franceses para os campos de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial, um caso que impediu a companhia ferroviária francesa SNCF de assinar contratos nos Estados Unidos.

Washington e Paris anunciaram nesta terça-feira, em um comunicado conjunto, a entrada em vigor deste acordo de indenização, preparado e anunciado em 2014, depois de anos de polêmicas e negociações.

O acordo inclui a criação de um fundo de indenização, dotado pela França de 60 milhões de dólares, que serão entregues às autoridades americanas em benefício de milhares de deportados não franceses e seus descendentes, não cobertos pelas disposições aprovadas pela França desde 1946.

"O governo dos Estados Unidos garantirá a gestão do fundo e a distribuição em benefício das pessoas elegíveis de nacionalidade americana, israelense ou outras, assim como seus parentes, que não tiveram acesso ao regime de indenização criado pela França", determinou o comunicado divulgado pelo Departamento de Estado americano e o Quai d'Orsay.

"Em contrapartida, os Estados Unidos darão à França todas as garantias de segurança jurídica quando se trata de demandas pela deportação vinculada à Shoah", segundo o ministério francês de Relações Exteriores, em alusão às demandas contra a SNCF apresentadas perante a justiça americana.

Expropriada pelos nazistas durante a ocupação, a companhia ferroviária francesa transportou em seus vagões 76.000 judeus através da França até os campos de extermínio entre 1942 e 1944. Cerca de três mil sobreviveram, segundo a empresa.

Este caso impediu a SNCF de assinar contratos comerciais nos Estados Unidos, devido às contínuas impugnações nas cortes de justiça.

burs-nr/bdx/jb/yow/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos