Chefe do Hamas convoca para Intifada

Gaza, Territórios palestinos, 4 Nov 2015 (AFP) - O líder do Hamas no exílio, Khaled Mechaal, fez um apelo, nesta quarta-feira, pela formação de uma direção que reúna todos os movimentos palestinos para realizar "a Intifada" contra Israel.

Falando por videoconferência de Doha com jornalistas em Gaza, Mechaal convocou os palestinos a "formar uma direção operacional da Intifada", insistindo na "necessidade de se chegar a um acordo sobre uma estratégia de luta comum que seja eficaz e pressione o ocupante para atingirmos nossos objetivos".

"A responsabilidade dessa direção é de planejar uma visão e objetivos políticos nacionais precisos para a Intifada, e isso inclui levar ao fracasso o plano do ocupante para dividir a mesquita de Al-Aqsa", acrescentou.

Os palestinos acusam Israel de tentar assumir o controle da Esplanada das Mesquitas na Cidade Antiga de Jerusalém para impor horários separados para judeus e muçulmanos, ou uma divisão geográfica, do local.

Atualmente, o status quo em vigor no lugar santo - o terceiro do Islã e o mais sagrado do Judaísmo - permite aos judeus ir à Esplanada, mas sem poder rezar lá.

Mechaal também convocou "à resistência, sob todas as suas formas, armada, ou não (...)", declarando que a "Intifada" visa a "enfrentar os colonos e defender os lugares santos muçulmanos".

"A unidade nacional é imperativa para que a Intifada atinja seus objetivos", disse Mechaal.

"Vivemos uma Intifada, e ela deve ser perseguida até a libertação de Jerusalém e da Cisjordânia", completou o chefe do Hamas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos